Algodão_O que eu sei sobre esta fibra

As escolhas para um guarda-roupa ideal, sustentável, duradouro, criterioso, devem pressupor uma opção consciente.

A escolha do artigo a adquirir, sendo ela consciente, determinará a melhor opção para compor o nosso guarda-roupa.

Podemos tomar essas melhores escolhas a partir da vontade de obter uma peça que permanecerá no nosso armário por muito tempo, pela vontade que a peça nos “enriqueça” o nosso estilo, pela selecção dos melhores tecidos, tendo em conta a suas características, pela sustentabilidade por trás do produto, pela a selecção de artigos produzidos eticamente, conscientemente, que tenham menos impacto ambiental na sua produção, ou pelos valores de transparência por parte da marca.

Na maioria das vezes não somos tão criteriosos e  acabamos por não saber exactamente o que estamos a comprar, quais matérias primas? quais as fibras? qual a sua precedência? em que condições foram produzidas?… por vezes, por omissão das próprias marcas ou até mesmo por falta de consciência nossa, cujas as escolhas, são realizados sem critérios, pouco conscientes economicamente e ambientalmente.

Podemos começar  por conhecer melhor as fibras que podemos encontrar nas lojas, como são produzidas e as melhores alternativas.

Comecemos pelo Algodão, a fibra natural mais usada no mundo e as suas características:

  • suave
  • confortável
  • resistente
  • respirável
  • adequado para as estações quentes e frias

Convém sabermos que mesmo sendo uma fibra natural, muitas das vezes a produção de algodão está longe de ser amiga do ambiente. A sua produção requer mais pesticidas do que qualquer outra, levando à degradação de recursos, provocando intoxicação do meio ambiente e para além disso é uma cultura que consome uma grande percentagem de água.

O Algodão orgânico apresenta-se como uma melhor solução, uma vez que cresce sem adição de químicos, mas por sua vez requer mais área de cultivo.

Roupas fabricadas com 100% algodão podem ser recicláveis  a partir de resíduos de algodão pré ou pró consumo, não se tratando de um processo muito fácil uma vez que primeiramente o algodão tem que ser triturado, transformado em matéria prima, e neste processo encurtamos o tamanho da fibra que desempenha um papel importante na determinação da resistência e suavidade dos fios de algodão.

Assim se apresentam os três tipos de algodão.

  • Algodão
  • Algodão orgânico
  • Algodão reciclado

Podemos sempre  compor o nosso guarda-roupa com peças de algodão, conscientes que, o algodão orgânico e o algodão reciclado são ainda assim as duas melhores alternativas ambientais.

imagens: https://www.portugaltextil.com/

2 Comments

    1. Sim, um tema muito discutido nos dias de hoje em todas as áreas 😜Mas uma tomada de consciência por parte de nós consumidores, tem que existir , e podemos dar pequenos passos no nosso dia a dia …podemos ser mais criteriosos no ato de comprar, não comprar por impulso , pensarmos antes, e daí fazer as melhores escolhas 😜😘

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s