Amar as nossas peças de roupa e cuidar delas _!

Vamos amar as peças que temos no nosso guarda-roupa e trata-las bem!

Quando somos mesmo apaixonados pelas nossas peças de roupa gostamos de as tratar bem,  assim garantimos a sua durabilidade, rentabilizando o custo da peça, e a julgar pela  aparência, o que é importante não é o custo ou a marca da roupa, mas sim o cuidado que demonstramos ter com as peças que vestimos!

Atenção, o que desgasta mais as peças não é o uso delas, mas sim os cuidados que temos com as peças, pois é aí que temos o desgaste maior das fibras.

A forma como cuidamos da  roupa tem um impacto ambiental grande,  maior do que a produção das mesmas, pois muitas das vezes lavamos  mais vezes do que as necessárias, com temperaturas desajustadas, e com dosagem de detergente maior do que a recomendada.

A maioria de nós lava as roupas com demasiada frequência. Os  tecidos sofrem com a transpiração, com as impurezas, pó,  e muitas das vezes podemos considerar outras opções para além de lavar as peças, por vezes é suficiente arejar ou até mesmo vaporizar ao invés de lavar a roupa depois de usá-las por pouco tempo.

DSCF3192

Quando lavamos a nossa roupa é sempre conveniente separarmos, o tipo de tecido  (roupa pesada ou roupa delicada), por cor (colorida ou roupa branca) , e grau de sujidade, e muito importante também, é o ajuste do ciclo de lavagem à carga, ou caso não seja possível optar por fazer cargas completas, com temperaturas entre os 20-30ºC, para melhor preservação das fibras e poupança energética, em alguns casos podemos ter poupanças de energia de 60%  ao optarmos por uma temperatura de 30ºC ao invés de 40ºC.

 

As etiquetas das peças referem sempre a temperatura mais alta de segurança para o tipo de tecido, lavar a temperaturas mais baixas do que a indicada é sempre possível.

roupa 1

Devemos ajustar sempre a dosagem de detergente aplicar às recomendações da embalagem. Não vale a pena usar mais detergente do que o recomendado e devemos evitar recorrer a amaciadores, pelo menos de forma sistemática. Estes só são úteis para a roupa de algodão, pois melhora a sua suavidade, todas as outras fibras comuns não reagem à acção dos amaciadores. Para a roupa pouco suja e sem nódoas, devemos usar programas curtos, com água fria e metade da dosagem de detergente.

DSCF3201

 

A limpeza a seco também tem efeitos negativos nas fibras têxteis, no meio ambiente e até mesmo por contacto com a nossa pele, uma vez que a limpeza a seco envolve produtos químicos, e muitas dessas roupas poderiam ser lavadas numa máquina comum. O solvente mais utilizado na lavagem a seco é o percloroetileno (também conhecido como tetracloroeteno), que está associado a ameaças ambientais.

Devemos também reduzir a carga de lavagem e a velocidade de centrifugação, para evitar que a roupa fique enrugada e ao invés de passar a ferro também podemos optar por usar um programa de vapor no secador da máquina da roupa ou usar o vaporizador, é mais prático e não desgasta a roupa.

Como devemos tratar algumas fibras:

O linho é lavável, de secagem rápida, pode ser fervido até 40ºC, com temperaturas mais baixas para itens coloridos.
Pode ser passado a ferro a alta temperatura, mas será sempre conveniente as peças estarem húmidas.

As roupas de não precisam ser lavadas entre cada utilização, basta pendurá-las ao ar fresco ou numa casa de banho húmida para remover odores.
Para secar roupa de lã devemos deixá-las penduradas direitas, ou sobre uma superfície plana, para evitar que deformem.
Lavar com cuidado, lavar à mão ou lavar à máquina com água fria ou num programa especial de lã, com o uso de um produto de limpeza suave.
O ferro deverá estar a uma temperatura média, com humidade ou sobre um pano húmido na peça.
Não devemos usar máquina de secar, nem deve apanhar luz solar direta ou calor direto.

O algodão é lavável, seca lentamente, pode ir à máquina de secar, pode ser passado a ferro. Pode ser fervido até 95ºC, com temperaturas mais baixas para itens coloridos.
Pode ser passado a ferro a alta temperatura, mas será sempre conveniente as peças estarem húmidas, e de acordo com a peça, é recomendável que seja engomada do avesso.

Tecidos delicados, como por exemplo a seda, será sempre conveniente a lavagem manual, também pode ir à máquina de lavar, mas é importante colocar a roupa dentro de um saco protetor ou fronha de uma almofada amarrada por um nó. Esse procedimento ajuda a proteger a peça durante a lavagem. Devemos usar  detergente para roupas de qualidade  e recomendado para tecidos especiais. Após a lavagem, não centrifugar. Pendurar a num cabide e colocar a secar à sombra.

DSCF3193

 

deco.proteste_lavar-roupa/dicas/
deco.proteste/dicas/usodeamaciadores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s