
No dia a dia o homem percepciona o mundo, as relações humanas, a relação com o outro e com o objecto a partir de dois conceitos de conhecimento, a ética e a estética.
O termo ética deriva do grego ethos _hábito, costume, uso, caráter, disposição de ser de um individuo.
A ética pressupõe um conjunto de reflexões, comportamentos, momentos de decisão, tomados com base em argumentos e motivos consolidados, obedece a um pensamento sistemático, organizado, racionalizado, que justifiquem as nossas escolhas e o nosso comportamento.
Implica o raciocínio, a selecção de critérios, a reflexão sobre escolhas, atos, posturas, onde avaliamos os prós e contras, as situações positivas e negativas que deverão ter por base aquilo que somos, o que acreditamos, a nossa individualidade, os nossos comportamentos no dia a dia, no agir com o outro e com o mundo. Em liberdade e autonomia, mas compreendida com vista ao bem comum.
O termo estética deriva do _concepção do “belo”
A estética pressupõe uma educação da sensibilidade, pela perspectiva no maravilhamento, do deslumbramento, do encantamento.
Compreende a admiração, o êxtase diante da existência, é algo que nos leva à percepção de algo mais, da capacidade de romper com a escravidão do dia à dia, abre-nos novas realidades, novas perspectivas, novas respostas, faz-nos sair de cena, tocar o inefável, o inebriante a transcendência, quando algo se funde na capacidade de percepcionar o extraordinário.
Estes são os “mistérios” de ambos os conhecimentos, que merecem reflexão, que tentam explicar respectivamente relações comportamentais, práticas e relações sensíveis entre objectos e pessoas.
Desfile Alexandre Mcqueen PRIMAVERA/VERÃO 1999 <3