Mudar o nosso futuro_pensar mais como um criador de moda!

Imagem: Antonio Lopez, Shoe Metamorphosis, Alvina Bridges/Charles James, 1978, pencil and watercolour, 56 x 76 cm. Courtesy: Estate of Antonio Lopez & Juan Ramos

Suzi Vaughan, possui mais de trinta anos de experiência em design e ensino da moda, ela tornou-se uma defensora do poder e do potencial do modo de pensar de um designer de moda.

Neste TEDx ela traz-nos a ideia do pensar como um designer de moda e traduz isso numa série de dicas  práticas que podemos usar todos os dias e que nos podem ajudar a pensar  de uma forma mais optimista nesta conjuntura de incerteza e ambiguidade que vivemos nos dias de hoje.

Podemos mudar o nosso futuro implementando algumas 9 formas de pensar como um criador de moda:

  1. Sermos criativos, usarmos mais a nossa imaginação_usar a imaginação é um recurso livre e ilimitado. Literalmente todos os dias a maior parte de nós faz as mesmas rotinas todos os dias, e todos os dias temos as mesmas abordagens para a resolução dos nossos problemas diários, porque não exercitar-mos diariamente abordagens diferentes?
  2. Sermos curiosos_ sermos insanamente curiosos, procurarmos constantemente sermos inspirados, pela história, pela cinema, pela música, arquitectura, tecnologia procurarmos inspiração de uma forma excessiva, contínua para nos energizarmo-nos e chegarmos a novas ideias.
  3. Sermos observadores_procurar tendências, temas, ideias emergentes, estarmos receptivos aos novos padrões que começam a surgir, e envolvermo-nos nesses mesmas perspectivas.
  4. sermos inspirados e evocar as abordagens simples_ não esquecermos o que é simples e familiar, criarmos a partir do simples, como a perspectiva de criar um poema, um livro uma ideia a partir das 26 letras de um abecedário, ou até mesmo criar algo a partir de uma t-shirt branca.
  5. permitirmos-nos ter várias ideias mas não as perseguirmos com obsessão_ enchermo-nos de várias ideias e possibilidades mas permitirmo-nos a largar a maioria delas. Pois poderemos sugerir e aplicar a energia o esforço e experiência a aperfeiçoar algumas dessas ideias.
  6. Partilhar ideias_compartilhar ideias mesmo quando ainda são um esboço ou um rascunho permite receber vários inputs que de outra forma não surgiriam e daí construir a grande ideia, o grande projecto.
  7. Sermos influenciadores e deixarmo-nos influenciar_ por pessoas ou potenciais parceiros porque podemos todos aprender uns com os outros e partilhando mutuamente as ideias podem ir muito mais além e tomarem outro poder.
  8. Não termos medo de experimentar coisas novas ou cometer erros_e porque a maioria dos erros são bastante fáceis de remediar, e porque nem tudo o que ouvimos e sabemos hoje é assim tão seguro. Ao mesmo tempo é difícil hoje em dia mostrarmos a nossa vulnerabilidade, pôr-mo-nos num lugar onde podemos falhar , mas acreditem pode ser humilhante mas vale a pena sermos resilientes, levantarmo-nos,  fazer de novo e seguir em frente.
  9. Ninguém sabe o que o futuro nos reserva_isso pode ser assustador e ao mesmo tempo empolgante, mas não sabemos o que nos pode acontecer daqui a 5 minutos, um ano, 5 anos, não ficarmos presos a uma ideia de futuro mas sim sermos optimistas, imaginar o nosso futuro por várias formas e possibilidades. Sejamos optimistas, pensemos como um criador de moda !

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s