Aprende a tirar nódoas da tua roupa de forma a não prejudicares o tecido, o teu corpo e o planeta!

Quem nunca passou por aquele momento desesperante, de ficar com uma nódoa “naquela peça?!!” …”ohhh não!!!”.

Eu já! E o que fazia?! Levava sempre a peça para a minha mãe, porque não existia nada melhor do que a casa da minha mãe para tratar das nódoas que eu mesma não estava ainda habilitada a retirar, pelo menos cá em casa era assim!

Mas o carinho que tenho pelas minhas peças especiais, do meu guarda-roupa duradouro, levou-me a procurar saber mais sobre, como tirar “aquela nódoa”, ou melhor, como tirar as manchas sem usar produtos químicos e agressivos para aqueles tecidos especiais, que não fossem nocivos também para meu corpo e para o planeta.

Aprendi muito, e gostaria de partilhá-lo com vocês.

Uma das dicas mais importantes é que devemos agir rapidamente, pois quanto mais tempo permanecer a nódoa no tecido, mais difícil é de a remover. Mas se no momento não conseguirmos ter melhor à mão, devemos imergir a nódoa em água fria salgada, uma solução de água fria com sal marinho, mas ATENÇÃO : SEM ESFREGAR, pois ao esfregar estamos a entranhar a nódoa no tecido e a danificar as fibras. Certificar que removemos o máximo que conseguimos até ao momento em que com mais calma dedicaremos mais tempo a remover a nódoa.

Manchas de proteína (por exemplo, sangue, leite…) nunca devemos expor o tecido a água quente ou ácidos como vinagre ou limão, pois isso irá fixar a mancha, apenas devemos enxaguar completamente o tecido, imergindo a mancha em água fria com sal marinho.

Manchas de gordura, óleo, podemos polvilhar a nódoa com farinha de milho e sal marinho para retirar a humidade proveniente do líquido e com cuidado e de seguida remover  com uma solução de água quente, com um pouco de vinagre branco ou bicarbonato de sódio.

Manchas líquidas como o vinho devemos  enxaguar com um pano limpo para tirar o excedente e de seguida mergulhar a nódoa em água quente com vinagre branco.

O Vinagre e bicarbonato de sódio são bons aliados no que confere a retirar nódoas das nossa peças. Podemos mesmo fazer uma pasta de vinagre com bicarbonato de sódio e colocar sobre a nódoa, espalhar levemente deixar atuar algum tempo. Resulta muito bem para aquelas manchas de suor nas axilas, manchas antigas, e na maioria das vezes resulta para todo o tipo de manchas de comida.

Para quem está mais familiarizado com os óleos essenciais 100% puros, quero deixar-vos esta dica, o óleo essencial de limão ou eucalipto são alternativas fantásticas para retirar nódoas. Aplicados diretamente na mancha e enxaguados de imediato, ou em alternativamente, fazer uma solução, misturando  10 gotas de óleo essencial em água ou vinagre, ou até mesmo usares estas solução num vaporizador manual para uso rápido em casa. 😉

O vinagre também é óptimo para clarear os brancos, basta adicionares uma chávena no teu ciclo de lavagem normal e obterás resultados espetaculares!

Se todas estas dicas não resultarem podemos ainda colocar a peças brancas ou de cor clara, recém lavadas, ao sol direto, para secar, pois poderá ajudar a retirar ainda qualquer resíduo do interior do tecido. As roupas escuras devemos evitar colocar a secar diretamente ao sol pois podem perder a cor!

Espero que tenham sido dicas conscientes, perfeitas para aquelas ocasiões desesperantes em que pensas ” já lá foi a peça!…e logo esta!” 😉

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s